Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Por Que Alguns Portadores de Visto Permanente Não Recebem o Reembolso do Nenkin
Se você tem um visto permanente no Japão, pode ter dificuldades para receber o reembolso do Nenkin devido a regras específicas de contribuição.
O Desafio do Visto Permanente
Para pessoas com visto permanente, o cálculo do tempo de contribuição ao Nenkin inclui um conceito chamado "kara kikkan". Esse conceito leva em consideração o tempo entre o aniversário de 20 anos e a data de aprovação do visto permanente, mesmo que você não estivesse contribuindo durante esse período.
Por exemplo, se você chegou ao Japão com 22 anos e 3 meses, os 2 anos e 3 meses entre os 20 anos de idade e a sua chegada ao Japão são automaticamente adicionados ao tempo total de contribuição. Além disso, se entre os 20 anos e a data de aprovação do visto permanente você saiu do Japão por qualquer motivo, cada mês que você passou fora do país também será incluído no "kara kikkan".
Como Isso Afeta a Elegibilidade para o Reembolso
A regra central é que, se o total de tempo de contribuição, incluindo o "kara kikkan", somar 120 meses ou mais (10 anos), você não será elegível para o reembolso do Nenkin. Isso significa que, mesmo que seu tempo de contribuição real seja inferior a 10 anos, o tempo adicional contabilizado pelo "kara kikkan" pode fazer com que você ultrapasse esse limite, tornando impossível o recebimento do reembolso.
Conclusão
Portadores de visto permanente devem ficar atentos a como o "kara kikkan" influencia o cálculo do tempo de contribuição. Esse detalhe pode ser o fator decisivo para determinar se você pode ou não receber o reembolso do Nenkin. A ShakaiBR pode te ajudar a determinar seu tempo total de contribuição e garantir que você receba o reembolso a que tem direito. Se tiver dúvidas ou precisar de assistência, não hesite em nos procurar!